Makes & Cupcakes

Regras básicas de etiqueta pra arrasar no seu evento

Receber convidados em casa é um momento de celebração. A organização de cada detalhe para recepção faz muita diferença para que todos saiam satisfeitos. Quanto mais acolhido e bem recebido seu convidado se sente, mais seu trabalho valeu a pena. Há muitas dúvidas quanto a regras de etiqueta a mesa e para recepção e por mais que pareça simples, um evento em casa precisa de planejamento.

Planejamento e atenção são essenciais


A organização de um evento em casa começa com a definição do número de convidados. A partir daí são pensados o cardápio e a decoração. É bom lembrar-se de variar o cardápio. Pois algumas pessoas, por exemplo, podem não consumir carne ou ter intolerâncias alimentares, o que causaria um desconforto para ambos.


alguns detalhes especiais que valem a pena serem ressaltados. Atente-se a louça usada na refeição, ela deve estar perfeitamente limpa e sem trincados. O uso de descartáveis, principalmente em recepções mais formais, deve ser evitado.
Atenção ao dispor a mesa. Cada detalhe do ambiente ser pensado com carinho. Um arranjo de flores no meio da mesa pode ser uma boa opção de decoração. Lembre-se das regras de etiqueta quanto ao lugar dos pratos, talheres e taças.

As facas devem ser colocadas à direita do prato, sempre com a lâmina voltada para dentro. A colher de sopa fica do lado direito depois da faca e os garfos à esquerda do prato. Talheres de sobremesa podem ser colocados acima do prato, em sentido horizontal, com a colher e a faca com os cabos voltados para direita e o garfo para esquerda.


As regras de etiqueta exprimem boa educação e bom comportamento. O ato de comer junto é um ato de socialização, daí a importância que todos tenham educação a mesa. Além de receber bem, existem algumas regras básicas de como se portar na mesa. Hábitos simples como mastigar de boca fechada, não colocar os cotovelos sobre a mesa e não gesticular com os talheres nas mãos. Quanto ao guardanapo de papel, o melhor local de colocá-lo é no colo. O garfo deve ser usado na mão esquerda e a faca na mão direita. Se a refeição não precisa do uso da faca, você pode pegar o garfo com a mão direita.


Como um bom anfitrião, ao final da refeição, deixe os convidados mais confortáveis servindo café ou chá. Se possível, que as bebidas sejam servidas em outro ambiente, e não na mesa. Agora que você já aprendeu algumas regrinhas básicas de etiqueta, que tal montar uma mesa linda para receber seus convidados? E o melhor que você pode usar o que tiver em casa! Dá o play no vídeo!

Post escrito em parceria com Jacqueline Gonçalo, redatora do blog Mulherzinhas

 Espero que tenham gostado das dicas! ♥

3 comments on Regras básicas de etiqueta pra arrasar no seu evento

    • Fabiele
      6 de dezembro de 2017 às 12:35

      Tem gente que tem o dom né Sheila hehehe eu adoro tbm.. vivo comprando coisinhas pra enfeitar a mesa posta 🙂

      Responder

Deixe um Comentário

Comentários no Facebook