Makes & Cupcakes

Decoração com Espelhos

Os espelhos são acessórios super versáteis e, por isso, são escolhas unânimes na hora de decorar qualquer ambiente, seja qual for o estilo. Eles têm a função tanto de ampliar visualmente o espaço quanto para deixar o local mais iluminado, além de deixar o local super charmoso e chique.

No caso de cômodos pequenos, eles dão a sensação de um local maior e mais clean; já no caso dos repartimentos maiores, eles podem iluminar a causar a impressão de movimento, principalmente se estiver cortado em diferentes tamanhos.

Não é à toa que eles são os acessórios mais utilizados no design de interiores. Além de darem uma ajudinha para ver como está o look antes de sair de casa, os espelhos podem ser colocados em qualquer tipo e tamanho de ambientes, de qualquer temática, textura e cor!

Mas, como escolher o tamanho e tipo de espelho ideal para o meu cômodo favorito? E a moldura? Leia esse artigo enviado pela jornalista Raiane Gonoli, do blog Tudo Ela, e confira 8 dicas para não errar na decoração!

 

  •  Decoração com espelhos retangulares

Os espelhos retangulares podem ser usados tanto na decoração da sala quanto de outros cômodos. Eles são ideais para decorar um espaço na parede acima de um móvel, como de um sofá, por exemplo, ou de um objeto que o espelho nunca seja maior.

Você pode usar um ou mais espelhos retangulares na horizontal para deixar a décor mais moderna e elegante. Os estilos sem molduras – ou seja, em que o acabamento é feito com o próprio vidro – deixam o ambiente ainda mais charmoso e ainda eliminam a preocupação com a combinação da moldura com o restante dos móveis alocados no cômodo.

espelho-retangular-sala

Uma boa dica é usar espelhos retangulares maiores na decoração da sala de jantar. Os convidados vão adorar o visual.

 

  • Decoração com espelhos facetados, bisotados ou lapidados

espelho-facetado

Para quem não sabe, existem alguns tipos de espelhos com angulação e acabamento nas bordas que podem ser usados na decoração da sua casa ou do seu cômodo favorito – o facetado, bisotado ou lapidado. As três formas se referem a um trabalho que é feito com o próprio material do espelho para dar mais sofisticação sem precisar de molduras.

Veja as principais diferenças entre eles:

Espelho bisotado: é criado a partir da técnica bisotê, que dá um acabamento chanfrado às bordas do espelho; Espelho facetado: é outro nome dado ao espelho bisotado; Espelho lapidado: neste caso, o espelho é cortado e lapidado nas bordas, de modo que elas não fiquem cortantes ao serem tocadas.

Esses tipos de espelhos são mais usados para decorar o banheiro, já que deixam o ambiente mais clean e discreto, podendo ser instalados diretamente na parede.

No caso de cômodos com paredes decoradas, seja com adesivos ou tecidos, os espelhos facetados, bicotados ou lapidados dão um toque de charme ao local, mas sem deixar a décor pesada demais.

No caso dos corredores, quartos e sala de jantar, usar vários espelhos bicotados juntos em uma parede inteira deixa a decoração super chique. Eles podem ser dispostos em forma de quadrados ou losangos unidos. Ficam lindos!

 

  • Decoração com espelhos bronze

Muitas vezes, os espelhos comuns – de cor prata – podem cansar a visão, principalmente se estiverem em locais muito iluminados. A dica é recorrer aos espelhos de cor bronze ou cobre, que podem acabar com o problema e, ainda, deixar a decoração original e ainda mais bonita.

Quando falamos em espelho bronze, não estamos nos referindo à moldura, mas sim, ao próprio material. Algumas pessoas preferem investir em películas para alcançar a coloração, o que dá o mesmo efeito. Porém, vale lembrar que as películas só podem ser colocadas por profissionais!

Esse estilo de espelho tem a função de dar uma sensação de relaxamento ao ambiente. Por isso, ele está sendo muito usado nos quartos, onde é essencial a ideia de mais aconchego e tranquilidade para dormir e descansar. Se combinados com luzes indiretas, então…  A sensação será ainda melhor!

Ah! Não é indicado usar espelhos bronze em cozinhas, banheiros ou cômodos da casa onde se pede mais visibilidade. Fique atenta!

espelho-bronze

 

  • Decoração com espelhos venezianos

Eles são clássicos e, apesar disso, combinam com qualquer estilo de decoração. Os espelhos venezianos foram desenvolvidos por antigos artesãos de Veneza – daí o nome – e têm molduras confeccionadas no próprio vidro.

Devido à sua riqueza de detalhes, eles são ideais para quem gosta de misturar o estilo clássico ao moderno. A décor fica linda e elegantérrima!

espelho-veneziano

 

  • Decoração com espelhos barrocos ou vitorianos

Eles são ricos quando se fala em requinte e sofisticação. São lindos clássicos e eram usados por antigos reis. Devido aos seus inúmeros detalhes, os dois tipos de espelhos podem pesar na decoração. A dica é investir nesses espelhos apenas se a décor do ambiente for leve e mais clean ou vice-versa.

Eles ficam lindos em qualquer cômodo, desde o banheiro até a sala de estar.

espelho-barroco

 

  • Decoração com espelhos provençais

Ao contrário dos espelhos acima, a principal característica do espelho provençal é sua riqueza de detalhes em tons claros. Sendo assim, eles podem ser colocados em decorações mais pesadas, com mais objetos e cores vibrantes.

Eles são muito usados em lavabos e nos quartos, principalmente nos closets e penteadeiras, por darem um tom mais romântico ao local.

espelho-provencal

a977b5bf5f7c67ccbea30c1b2e020755

8ae4a1c7fd6c9d74024c5819d1250bfa

 

  • Decoração com espelhos redondos ou ovais

Apesar de serem mais modernos que os espelhos retangulares, são ainda mais tradicionais. Eles podem ser usados tanto individualmente quanto em uma composição, com vários tamanhos juntos.

espelho-redondo-no-banheiro

Se for usado na sala, é importante que o tamanho seja compatível com o cômodo, já que o espelho redondo ou oval aparenta ser bem maior do que realmente é. Fica a dica!

ad1ffa899d800c5d7417b6363945b017

1801d5e14f8489fe376935863aa20141

 

  • Decoração com espelhos em molduras de madeira

Eles são muito tradicionais e ficam lindos quando se trata de uma decoração moderna. Os estilos mais rústicos são os mais pedidos quando se trata desse tipo de espelho, mas vale ressaltar que há a necessidade de harmonia com os demais móveis do ambiente.

espelho-com-moldura-de-madeira

As cores e tons não precisam combinar entre si, tampouco o material, mas é preciso ficar atenta para o contraste não ficar pesado demais.

espelho-moldura-madeira

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Espero que tenham gostado das dicas! ♥

 

 

 

um beijo


18 comments on Decoração com Espelhos

  1. Entre Anas
    17 de junho de 2016 às 00:25

    Adorei o post, tema, referências, explicações! 🙂
    Amo decoração com espelhos! Principalmente provençais, são meus favoritos.
    Mas aqui no banheiro de casa a gente tem um mix de espelhos de vários formatos e ficou muito moderno! Amo

    Responder
    • Fabiele
      17 de junho de 2016 às 11:42

      Que bom que gostou Lu..Os provençais são lindos né.. No banheiro deve ter ficado show mesmo!! <3

      Responder
  2. Carla Vila Verde
    16 de junho de 2016 às 22:09

    Que máximooo!!! Eu tô vivendo uma fase “decoração” agora! Mudei faz pouco tempo e penso muito em como decorar cada cantinho com personalidade. Os espelhos com moldura provençal são minaha paixão! Mas o closet com moldura de demolição também me ganhou! Quanta referência linda! 😉

    Responder
    • Fabiele
      17 de junho de 2016 às 11:35

      Ahh que fase boa né Carla, decorar seu cantinho hehe.. é tanta inspiração linda que a gente fica indecisa não é? hehe <3

      Responder
  3. Paula Brasiel
    16 de junho de 2016 às 21:40

    Babei aqui nas inspirações! Também amo espelho e quando tiver a minha casinha quero muito usar na decoração! Parabéns pelo post!!!

    Beijos!

    Responder
    • Fabiele
      17 de junho de 2016 às 11:32

      Espelho é tudo né Paula? hehe Tô precisando de um grande pra fotos de looks hehhe

      Responder
  4. Mariana Menezes
    16 de junho de 2016 às 21:36

    Nossa, que inspirações lindas Fabi <3 Eu preciso urgeeente de um espelho novo pro meu quarto, quero um bem grandão hahahah. Não conhecia todos esses estilos, são todos maravilhosos. Sou a louca do espelho, não posso ver um que já corro pra me olhar hehe. Ótimo post <3
    Beijos.

    http://www.letrasnagaveta.com

    Responder
    • Fabiele
      17 de junho de 2016 às 11:36

      Llinda né Mari? Eu também tô precisando de um grandão pra fotografar looks hehehe E que mulher não ama espelhos? hehe <3

      Responder
  5. Ritielle Nunes
    16 de junho de 2016 às 20:33

    Amo decoração com espelhos! Os redondos e provençais são meus favoritos!
    Ah, nunca tinha ouvido falar no espelho bronze, achei muito interessante!!

    Beeeijo

    Responder
    • Fabiele
      17 de junho de 2016 às 11:33

      Provençal é tudo de bom né? Pois é, nem eu sabia que eram tantas opções hehe

      Responder
  6. Karoline Krahl
    15 de junho de 2016 às 15:46

    Acho decoração com espelho lindo, mas sinceramente não conhecia todos esses detalhes. Espelho bronze? Sério, nunca tinha ouvido falar, mas dá um toque todo diferente e especial ao ambiente. Mas o que mais gostei foi com moldura de madeira. Tenho uma pequena paixão por coisas assim ♥

    Responder
    • Fabiele
      15 de junho de 2016 às 16:05

      Realmente Karol, eu também não conhecia todas essas opções, quando recebi o texto da parceria fiquei abismada com tantas opções!! Moldura de madeira é sempre um clássico né <3

      Responder
    • Fabiele
      9 de junho de 2016 às 16:50

      Verdade Flavinha, amplia super o ambiente né.. =)

      Responder
  7. Camila Faria
    8 de junho de 2016 às 10:17

    Decoração com espelhos é lindo demais! Adoro esses grandões, de corpo inteiro. Lindos!

    Responder
    • Fabiele
      8 de junho de 2016 às 11:42

      Espelho é tudo de bom e a mulherada ama não é mesmo? hehe =)

      Responder

Deixe um Comentário

Comentários no Facebook